Terapia de Bowen

DSC09810

A Terapia de Bowen é uma terapia manual que ajuda o corpo a reforçar a sua própria capacidade de auto-regulação através da correção de disfunções mecânicas e/ou do sistema nervoso.

Trata-se de uma técnica baseada em movimentos subtis em pontos chave do corpo (músculos, ligamentos, tendões, nervos e fáscia). Os principais resultados observados pelos pacientes são a redução da dor, o aumento da mobilidade e um maior relaxamento.

DSC09654O nome da terapia deriva do nome de Tom Bowen, um osteopata autodidata que desenvolveu ao longo da sua carreira uma técnica original de tratamento neuro- musculo- esquelético. O Tom Bowen começou a dedicar-se à terapia manual nos anos 1950 em Geelong na Austrália, fazendo evoluir e melhorar a sua técnica até falecer em 1982.

Não ensinou formalmente o seu trabalho mas deixou 6 pessoas observá-lo ao longo dos anos durante as sessões com os seus pacientes. As 6 pessoas eram profissionais com diferentes formações (osteopatas, massagistas ou quiropráticos) e observaram o Tom Bowen em diferentes períodos. Cada um formalizou assim a sua própria interpretação. Tive o privilégio de estar em contacto com interpretações de 3 destas 6 pessoas, o que enriqueceu a minha prática e completou a minha visão do trabalho original do Tom Bowen.

Para ter uma ideia prática do que é a Terapia de Bowen, pode visionar este vídeo:

Para mais informação, pode consultar:

www.bowenseminars.com.au/overview (em inglês)
www.bowtech.com/WebsiteProj/Pages/About/HowItWorks.aspx (em inglês)
www.techniquebowen.com/PDF/petitbowen_po.pdf (em português)
www.doctissimo.fr/sante/medecines-douces/therapies-manuelles/technique-bowen (em francês)